SIGNIFICADOS DA BORBOLETA

Author: srta. borboleta /


A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo.

A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.

No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. Também são vistas como espíritos viajantes que anunciam a morte de uma pessoa próxima quando aparecem. A metamorfose das borboletas é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. Também pode ser vista como a saída do túmulo.

O termo grego psyche tinha dois significados originalmente. Um deles era alma e o outro borboleta, que simbolizava o espírito imortal. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saia do corpo com uma forma de borboleta.

No mito do imortal jardineiro (Yuan-ko), sua bela esposa ensina o segredo dos bichos-da-seda, sendo ela própria, talvez, um bicho-da-seda.

No mundo sino-vietnamita a borboleta serve para exprimir um voto de longevidade ou é associada ao crisântemo pra simbolizar o outono.

Um conto irlandês chamado Corte de Etain simboliza a borboleta como a alma liberta de seu invólucro carnal, como na simbologia cristã. No conto o deus Miter se casa pela segunda vez com uma deusa chamada Etain, e por ciúmes, sua primeira esposa, transforma-a em uma poça de água. Após algum tempo, a poça dá vida a uma lagarta que se transforma em uma linda borboleta. Mider e Engus (filho de Dagda) recolhem a lagarta e a protegem. "E essa lagarta se torna em seguida uma borboleta púrpura.(...) era a mais bela que já ouve no mundo. O som de sua voz e o bater de suas asas eram mais doces que as gaitas de foles, as harpas e os cornos. Seus olhos brilhavam como pedras preciosas na obscuridade. Seu odor e seu perfume faziam passar a fome e a sede a quem quer que estivesse cerca dela. As gotículas que ela lançava de suas asas curavam todo o mal, toda doença e toda peste na casa daquele de quem ela se aproximava. O simbolismo é o da borboleta, o da alma liberta de seu invólucro carnal, como na simbologia cristã, e transformada em benfeitora e bem-aventurada."

Os astecas consideram a borboleta como um símbolo da alma, ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.

Os balubas no Zaire central também simbolizam a borboleta como a alma. Eles dizem que o homem segue o ciclo da borboleta desde sua nascença até sua morte. O homem na infância é comparado a uma pequena lagarta e na maturidade, uma grande lagarta. Conforme vai envelhecendo, ele vai se transformando em uma crisálida. O seu túmulo seria associado ao casulo, de onde a alma sairá sob a forma de uma borboleta.

Os iranianos acreditam que os defuntos podem aparecer sobre a forma de uma mariposa.

Para os mexicanos, os guerreiros mortos acompanham o Sol na primeira metade do seu curto visível, até o meio-dia. Depois os guerreiros descem à terra sob a forma de borboletas ou colibris. Essa associação se deve ao fato da analogia da borboleta com a chama. O deus do fogo asteca (HUEHUETEOTL) levava como emblema um peitoral chamado borboleta de obsidiana. Também é o símbolo do sol negro, pois atravessa o mundo subterrâneo durante seu curso. É o fogo oculto, ligado à noção de sacrifício, morte e ressurreição.

32 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI

Anônimo disse...

Lindo adoro borboletas...


Acredito q seja verdade

Anônimo disse...

vcs nao vao acreditar? eu tava mexendo nas coisas do meu irmao q faleceu ja ha um ano, e uma borboleta preta com listras brancas entrou aqui na sala e começou a voar em volta de mim e de minha mãe... só pode ter sido ele q veio nos visitar...

Anônimo disse...

Borboletas me cercam o tempo todo, quero saber o porque é muito mistico e ao mesmo tempo lindo estranho encantador, amo todas elas

luciane schneider

Anônimo disse...

Adorei muito saber um pouco mais sobre a culturas e sobre o que as culturas diversas pensam sobre a borboleta.. eu particurlamente adoro borboletas e ja tenho uma 'desenhada' em meu corpo e estou escolhendo outra para ficar sempre comigo marcando tdas minhas tranformações...

Anônimo disse...

amei de paixão........
amo borboletas,
sao realmemte misticas...!!!!

Unknown disse...

Amei ficar sabendo um pouco mais,sobre este ser encantador,tenho um profundo desejo,fazer uma tatuagem de uma borboleta,ainda não é o momento.

Anônimo disse...

Muito Legal.
Engraçado sempre mas, sempre mesmo, que estou no meu trabalho, quando minhas irmas ou meu pai me liga entra uma borboleta na loja e fica voando voando...

Anônimo disse...

Desde pequena, elas pousam em mim e se deixam pegar facinho... :)acontece constantemente, seja na selva de pedra de Sao Paulo ou pelos interiores... :)

Anônimo disse...

eu amo borboleta fiz uma tattoo com o nome do meu filho e em cima coloquei uma borboleta beijando o nome

Anônimo disse...

Meu apelido é Borboleta. Acho que é por eu ter passadopor muitas lutas na vida antes de virar Borboleta, antes de ser livre.
Amo muito isso! A liberdade de poder voar.

Anônimo disse...

e otimo dai agente aprende um pouco mais sobre as borboletas

Anônimo disse...

Isso me tirou uma grande dúvida e hoje tinha uma bruxa na minha casa e passou por todos os cômodos da casa! xD Obrigado!

Wolverine disse...

eu fiz duas tatuagens e mim adorei minha borboletas.

Anônimo disse...

amo borboletas, sempre amei, hj estava conversando com meu filho que queria fazer uma tatuagem de borboleta e fomos procurar na web o significado de borboleta, quase cai para trás, pois sou espiritualista, mas nunca tinha feito essa ligação. Sempre as amei pela leveza, beleza e liberdade. E agora vi que tem tudo a ver comigo. Muito legal.

Anônimo disse...

MUITO BOM DEVIA TAMBEM TER JOGOS DE CARTAS,TAROS,DE FUTURO E ETC......................................................................................................................................................................................................

Anônimo disse...

impressionante toda vez que alguem morre um dia antes ou sei la se e na hora da passagem uma borboleta pequena preta passa voando na minha frente.

Anônimo disse...

Cida
nossa sempre tive medo de borboletas muito grandes,tipo mariposa a três meses a traz entrou uma na loja e ficou uma semana menos de um mês meu marido morreu,agora três meses depois apareceu outra o que pode ser?fico preocupada o que pode ser?

Anônimo disse...

Saber um pouco mais sobre borboletas, me fez acreditar em muitas coisas. Amei mesmo e parabéns, você escreve lindamente.
Abraços.
Daniella Lima

Anônimo disse...

sonhei com uma borboleta preta com mancha branca pousando em mim,gostaria de saber o significado.

Virginia disse...

Muito interessante. Surpreendente,uma semana antes de meu filho partir, duas borboletas negras me circularam e acompanharam na entrada, na escada. Entraram em casa comigo,ficaram ocultas até meu filho chegar e quando estavamos próximos circularam ao redor de nós...

Virginia disse...

Beleza e mistério envolvem as belas borboletas...

Anônimo disse...

Gostei bastante, excelente!!!

Baby Dark disse...

Engraçado eu não entendi muito bem todos os significados sobre as borboletas, na verdade fiquei um pouco confusa pq eu nunca me interessei por elas, mas derrepente uma unica imagem de tatuagem me chamou a atenção e não me saia da cabeço aponto até de eu querer tatua-la em mim; Isso é bom ou não?

Unknown disse...

A uma semana mais ou menos aparecem borboletas na minha casa,todos os dias aparece uma, até na praia uma apareceu do nada e ficou parada no nosso guarda sol, hoje mesmo tem uma no telhado da minha casa.

Anônimo disse...

Eu vi uma borboleta linda bem gande era preta, azul,tinha um pouco de rosa , amarelo.. tinha tambem um desenho de cores bem bonito.
Eu estava pensando numa pessoa falecida que passava sempre por aquela praça que tem um jardim ao redor. Essa pessoa tinha dificuldades mentais, era um homem-menino muito feliz e vivia sorrindo e falando com todos. Acho que ele apareceu no meu caminho prá dizer olá .Senti que foi isso e achei lindo!

Anônimo disse...

hoje domingo de ramos ,estava na procissão e qdo rezava apareceu uma borboleta e bateu em mim ,depois voou para longe até me arrepiei td mundo me olhava sem entender nada,mas lendo esta pagina tive a certeza que Jesus quis me mostrar a grandeza da Ressurreição!Cristo ressuscitou aleluia!venceu a morte por nós!paz pra tds fiquem com Deus nos seus corações

Unknown disse...

As borboletas sempre me trazem uma mensagem boa! Algo de bom pressagio, alem de admira-las, qualquer cor ou forma, ja tive a experiencia vivida de transformação benefica em minha vida!!Por isso sejam bem vindas elementos da criação do Senhor de Nosso Planeta!!Anamaste!!

Unknown disse...

Ontem uma borbolete passou em mim era preta com amarela e ela não queria sair qual sera o significado .

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Andy angel cry disse...

Eu sempre vejo borboletas. Joguei um jogo xamado Fatal frame Bluterfly crisom e elas aparecem constantemente guiando os espiritos bons. Como q uma largata pequena feia e fragil se torna num ser muito lindo? Assim somos nos quando estamos caidos e tristes podemos se tornar algum lindo tambem :))

Andy angel cry disse...

Lindo :))

Postar um comentário